Foto: Rodrigo Ziebell (Divulgação)/ Adesão dos municípios Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí ocorreu em ato na quarta-feira passada na Capítal
O prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto (PT), esteve em Porto Alegre, na última quarta-feira, para assinar com a Secretaria da Segurança Pública a adesão do município ao Sistema Integrado de Segurança com os Municípios (SIM). A inclusão de Cruz Alta ocorre juntamento com as cidades integrantes do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucarai (Comaja). A ação representa a primeira adesão coletiva de um consórcio ao sistema.
A implantação do SIM da segurança pública começou em 2011, como Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), com o objetivo de planejar, coordenar, implementar e avaliar as ações de segurança para os grandes eventos que o Brasil realizaria a partir de então, como a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
PRF flagra dois veículos a 150km/h em duas rodovias da região
A estrutura, que é um dos legados dos grandes eventos para diversos Estados do Brasil, permite videomonitoramento total das atividades de segurança em um só espaço, nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Dessa forma, a intenção é dar respostas rápidas e desencadear ações articuladas entre os comandos das instituições representadas, para acompanhar eventuais situações críticas.
O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, avaliou a iniciativa do Comaja como um exemplo a ser seguido pelas demais regiões do RS.
*Com informações da prefeitura de Cruz Alta